terça-feira, 23 de novembro de 2010

A BÍBLIA: O ALIMENTO PARA O PRAZER CRISTÃO

Em Busca de Deus
(Teologia da Alegria)
a plenitude da alegria Cristã
John Piper
Capítulo 5
A Bíblia
ALIMENTO PARA O PRAZER

O prazer cristão está bem consciente de que cada dia com Jesus não é "melhor que o dia anterior". Em alguns dias com Jesus nosso humor está em baixa. Em alguns dias com Jesus estamos tão tristes que achamos que nosso coração vai partir-se. Em alguns dias com Jesus estamos tão deprimidos e desanimados que entre a garagem e a casa temos vontade de sentar na grama e chorar.
Cada dia com Jesus não é melhor que o dia anterior. Sabemos isso por experiência própria e o sabemos pela Bíblia. Davi diz em Salmos 19.7: "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma". Se cada dia com Jesus fosse melhor que o dia anterior, se a vida fosse uma ascensão constante sem quedas em nosso sentimento por Deus, não precisaríamos ser re-animados.
Em outra passagem, Davi exalta a Deus com palavras semelhantes: "Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma" (Sl 23.2, 3). Isso significa que Davi deve ter tido seus dias ruins.
Houve dias em que sua alma precisou ser reanimada. As palavras "restaura" em Salmos 19.7 e "refrigera" em Salmos 23.3 são a mesma no original. A vida cristã normal é um processo repetitivo de restauração e renovação. Nossa alegria não é estática. Ela flutua junto com a vida real. Ela é vulnerável aos ataques de Satanás.
Quando Paulo diz em 2Coríntios 1.24: "Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vossa alegria", devemos destacar a idéia de que "cooperar" significa trabalhar junto. Preservar nossa alegria em Deus exige esforço. É uma luta. Nosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, e tem um apetite insaciável para destruir uma coisa: a alegria da fé. Mas o Espírito Santo nos deu uma espada chamada de Palavra de Deus, para a defesa da nossa alegria.
Ou, mudando de figura, quando Satanás sopra e sopra e tenta apagar a chama da sua alegria, você tem um suprimento infindável de combustível na Palavra de Deus. Mesmo em dias em que cada pedaço de carvão em nossa alma se esfria, se nos encolhemos debaixo da Palavra de Deus e clamamos que seus ouvidos nos ouçam, as cinzas frias são tiradas e uma pequena fagulha de vida é soprada. Porque "a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma". A Bíblia é o alimento do prazer cristão.

2 comentários:

  1. Viver é difícil, principalmente quando decidimos tomar a nossa cruz a cada dia e saeguir a Jesus, porém este caminho tem um grande sabor de vitória. Porque com Ele somos "mais que vencedores"
    Um forte abraço a todos que seguem a Jesus através deste blog

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pela força Gilberto, divulgue meu Blog entre seus amigos e os estimule a dar opiniões sobre o que foi escrito.

    ResponderExcluir